Cuidados com o seu cachorro durante os dias de muito calor.

0 Flares 0 Flares ×

Nessa onda de calor, os cães como nós, também sofrem com altas temperaturas e ar abafado. Nós temos diversas formas de nos refrescarmos, podemos tomar banhos diários, usar roupas mais leves, usamos ar condicionado, ingerimos todo tipo de líquidos e etc. Mas nossos cachorros nem sempre compartilham de todas essas regalias e é bastante importante que o seu tutor possa proporcionar alívio.

Saiba algumas dicas para ajudar o seu cachorro durante os dias muito quentes:

  • Os cães não transpiram pela pele e sim pelas almofadinhas das patas. Outras áreas sensíveis são as orelhas e focinho, então uma boa dica é molhar constantemente essas áreas. Você pode também borrifar água ou passar uma toalha molhada. Tudo Isso trará um alívio imediato para o seu cachorro.
  • Além de trocar a água com bastante frequência, experimente colocar algumas pedras de gelo ou oferecer água de coco a ele. Isso ajudará a hidratá-lo.
  • Evite passear em horários muito quentes e tome cuidado com o chão. Se estiver quente a ponto de queimar os seus pés, poderá queimar as patinhas do seu cachorro e provocar até queimaduras. Procure locais com gramado e árvores que projetem sombra. Você pode passar também filtro solar nessas áreas caso seu cachorro fique inevitavelmente muito exposto ao sol. Existem alguns especiais para cachorros, mas você pode usar um para uso humano, desde que teste se o cão é sensível a ele.
  • Algumas raças retrievers e borders collie adoram nadar. Se você tiver uma piscina pode deixá-lo entrar, mas procure estar junto ao seu cachorro para evitar afogamentos e exposição muito longa ao cloro e outras químicas. Cães com pelagem muito comprida e difíceis de secar podem apresentar problemas de pele se ficarem muito tempo em contato com água.

Blenda, 9 anos - Golden Retriever.

É importante saber que algumas raças sofrem mais que outras, principalmente cães que possuem adaptação natural em locais mais frios ou não tropicais, como exemplo o Bernese Montain Dog ou Boiadero Bernês, o Malamute do Alaska, Husky Siberiano e até o Shih-Tzu.

Outras raças que precisam de cuidados extras são os Buldogues, Pugs, Boxer, Lhasa Apso e outros que possuem o focinho curto (cães braquicefálicos) e tendem a ter mais dificuldade para respirar. A língua de fora ajuda a eliminar parte do calor, observe sempre se o seu cão está muito ofegante.

E não preciso nem dizer, mas vale o reforço. NUNCA, de maneira nenhuma, deixe seu cão preso dentro do carro, mesmo com parte das janelas abertas. Menos ainda quando o dia está muito quente. Ele pode ter uma hipertermia.


 

ATENÇÃO A HIPERTERMIA!  (aumento excessivo da temperatura corporal)

  • Alguns sinais de que seu cachorro está com hipertermia:

Língua e parte das orelhas muito vermelhas, salivação em excesso, fraqueza, confusão mental e olhar vidrado, diarréia, vômitos e convulsões.

  • Fique atento:

A hipertemia pode levar a perda de consciência, parada cardíaca, edema pulmonar, prostração e até a morte!

  • O que fazer se você suspeitar um início de hipertermia:

Tente resfriar o cachorro o mais rápido possível, molhando-o aos poucos, dando líquidos, ventilando. Não dê alimentos e o acaricie para acalmá-lo. E principalmente, leve-o imediatamente ao veterinário. Só um especialista poderá avaliar se há realmente um quadro de hipertermia e se isso poderá levar a danos renais ou cerebrais, além de óbito.

Parece exagerado, mas muitas pessoas já perderam seus animais de estimação pela hipertermia e com pequenos cuidados, já é possível prevenir acidentes infelizes! Eu, pessoalmente, já conheci pessoas que sofreram com este tipo de tragédia e é muito triste saber que poderia ter sido evitado.

De resto, pode ficar tranquilo(a) que seu cãozinho estará muito bem e saltitante como sempre, mas não se esqueça de que ele precisa estar fresquinho e bem hidratado!


 

Espero que tenha ajudado e até a próxima!

Muitos beijos,

Daniela Furlan

www.danielafurlan.com.br

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Email -- Pin It Share 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *